Seiichi Hissamura
Memória MMA
Artigos
Memória MMA
MEMÓRIA DO MMA: Wanderlei Silva vs Mirko Cro Crop

MEMÓRIA DO MMA: Wanderlei Silva vs Mirko Cro Crop

Hoje a Memória do MMA vai para o ano de 2006, com a final do grand prix do PRIDE, famoso evento de Vale Tudo realizado no Japão.
Continuaremos falando de Wanderlei Silva, mas hoje quem brilhou e muito na nossa matéria foi o croata.


Em uma época em que os dois lutadores estavam em plena forma, essa luta era muito aguardada.

Logo no início do combate, já era perceptível que Cro Crop estava melhor, com a mira mais afiada e mantendo a calma, evitando entrar no perigoso infight com Wand, procurando esperar os momentos certos para disparar seus golpes e aproveitando os contragolpes. Já Wand, todos já conhecemos o estilo do Cachorro Louco né? É ir pra cima, pra trocação desenfreada, pancadaria.

Cro Crop era muito temido por ter um dos chutes de esquerda mais fortes que existia na época no mundo da luta. E ele não demorou para mostrar a sua principal arma contra Wand, já acertando um potente chute nas costelas do brasileiro ainda no início da luta, que obrigou Wand a tentar a queda. Vale dizer que nesta época Wand já treinava com Fabrício Werdum na Chute Boxe, e era visível que se sentia bem confortável e consciente no chão, embora ainda muito travado.

Depois de certeiros e fortes golpes desferidos por Cro Cop, inclusive aplicando um knock down em Wand, o juiz achou melhor interromper a luta e pedir averiguação médica para o brasileiro, que já tinha o olho esquerdo fechado e sangramento no nariz. Após uma longa parada, onde os médicos japoneses conversavam entre si, enquanto o brasileiro quase que suplicava que eles o deixassem lutar mais um pouquinho, Wand convenceu a equipe médica a deixa-lo retornar para a luta. Que o brasileiro tinha um coração de leoa na luta, isso é e sempre foi inegável!

A luta retornou de onde havia parado, no chão, com Cro Cop dentro da guarda de Wand. Mas com pouca movimentação, e o croata tentando visivelmente minar as forças de um Wand que desferia golpes por baixo mesmo, o juiz resolveu interromper a luta e retorná-la em pé.

Em pé, Cro Cop usou de uma estratégia extremamente inteligente: sabendo que seu primeiro chute nas costelas já tinha magoado Wand, ele mandou mais um, que entrou em cheio, e na sequência, ao invés de mandar o terceiro no mesmo lugar, mandou diretamente na cabeça de Wand, que achou que o chute seria novamente nas costelas, e já machucado, abaixou um pouco a guarda para bloquear o chute, deixando assim a cabeça vulnerável.

Nocaute!!!

Cro Crop literalmente tratorizou Wand nessa luta.

Confira a luta na íntegra aqui:


Uma curiosidade: não se sabe o por que, Mirko Cro Crop se irritou logo após nocautear Wanderlei Silva, tentando se desvencilhar do abraço do seu treinador e até mesmo tirando as mãos dele, e saiu logo em seguida do ringue, deixando o local.

Uma ótima semana a todos e até a próxima semana com mais um Memória do MMA!

cleardot.gif

Seiichi Hissamura
Paulista, ex atleta profissional, treinador de lutas e artes marciais. Responsável pelas análises técnicas.