Seiichi Hissamura
Memória MMA
Artigos
Memória MMA
Memória do MMA: Chuck Liddell vs Tito Ortiz

Memória do MMA: Chuck Liddell vs Tito Ortiz

Hoje o Memória do MMA aproveita uma ótima e nostálgica notícia para os fãs do mundo das artes marciais mistas, para relembrar um dos grandes momentos das lutas no UFC: Chuck Liddell vs Tito Ortiz!

Liddell e Ortiz assinaram contrato para a trilogia, tirando os dois quarentões da aposentadoria após quase 12 anos depois de seu último confronto!

O confronto será realizado pela Golden Boy Promotions, empresa do ex-pugilista Oscar de la Hoya, no que vai marcar sua primeira experiência com o MMA.

O anúncio foi feito pelo próprio De la Hoya ao site americano "Espn.com". Uma data e um local para o evento ainda não foram anunciados. A expectativa é que a luta seja disputada no peso-meio-pesado (até 93kg), mesma categoria em que os dois lutadores fizeram seus dois primeiros combates pelo UFC.

- Estou orgulhoso em anunciar que assinamos um acordo para a luta entre Chuck Liddell e Tito Ortiz. Isto vai ser enorme para os fãs do esporte por todo o mundo. Ortiz e Liddell são dois dos lutadores mais conhecidos na história do MMA. Eles são lendas do esporte. Todo mundo se lembra que a rivalidade deles ajudou a botar o esporte no mapa, e estamos empolgados em sediar o próximo e último capítulo desta rivalidade histórica - declarou De la Hoya em comunicado.

Chuck Liddell, 48, e Tito Ortiz, 43, se enfrentaram duas vezes em suas carreiras, ambas pelo UFC e em Las Vegas, e sua rivalidade ajudou a impulsionar a companhia ao sucesso. Ex-companheiros de treino, os dois se enfrentaram pela primeira vez em 2 de abril de 2004, no UFC 47, com vitória de Liddell por nocaute aos 38s do segundo round. A revanche, em 30 de dezembro de 2006, no UFC 66, marcou a primeira vez que um evento da franquia vendeu mais de um milhão de pacotes de pay per view. Então campeão dos pesos-meio-pesados, Liddell venceu novamente, desta vez por nocaute técnico aos 3m59s do terceiro round.

Confiram aqui como foi o desfecho da segunda luta


Uma terceira luta chegou a ser marcada pelo UFC para 12 de junho de 2010, ao final da 11ª temporada do reality show The Ultimate Fighter, na qual ambos os lutadores atuaram como treinadores. Ortiz, no entanto, se retirou da luta e do programa por conta de uma lesão. Rich Franklin o substituiu, e venceu Liddell por nocaute no primeiro round, no que seria a última luta oficial de MMA do "Iceman". Ele anunciou sua aposentadoria pouco depois.


O cartel de Liddell inclui 21 vitórias e oito derrotas, além de quatro defesas do cinturão peso-meio-pesado do UFC. Sua última vitória foi em 29 de dezembro de 2007, contra Wanderlei Silva, no UFC 79. Tito Ortiz fará contra Liddell seu segundo retorno de aposentadoria. Ele parou pela primeira vez em 7 de julho de 2012, após uma derrota para Forrest Griffin no UFC, mas ressurgiu no Bellator dois anos depois. Após uma vitória por finalização no primeiro round contra Chael Sonnen em 21 de janeiro de 2017, Ortiz se aposentou pela segunda vez, com um cartel de 19 vitórias, 12 derrotas e um empate. Ele defendeu o cinturão peso-meio-pesado cinco vezes.

Seiichi Hissamura
Paulista, ex atleta profissional, treinador de lutas e artes marciais. Responsável pelas análises técnicas.